quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Aulas de Teatro e Expressão Dramática

O Projecto Intervir em Marvila realiza as aulas de teatro às:

Sextas-Feiras das 16h às 18h

O programa deste atelier poderá ser dividido em três módulos:
Módulo I: Auto e Hetero-conhecimento;
Módulo II: Expressão Corporal;
Módulo III: Projecção de Voz;
Módulo IV: Regras do Palco;
Módulo V: Espectáculo Final.

O Módulo I corresponde a sessões que serão preenchidas com dinâmicas de grupo, que permitirão um maior auto-conhecimento, bem como o conhecimento reciproco entre os elementos do grupo. O objectivo será criar um ambiente empático que proporcionará a efectiva constituição de uma equipa de trabalho, em que cada um terá antes de mais espaço para “ser” para só depois poder representar.

O Módulo II servirá para trabalhar a Expressão Corporal, começarão com exercícios de aquecimento, seguidos de técnicas de relaxamento e só depois passaremos à expressão corporal propriamente dita, através de músicas que induziram determinados sentimentos, aos quais os elementos irão dar corpo.

O Módulo III terá como objectivo trabalhar a Projecção de Voz, através de exercícios de respiração e de outros que permitirão a tomada de consciência da existência do diafragma, bem como alguns exercícios de dicção.

O IV Módulo será realizado em sessões de improvisação em palco, em que os elementos do grupo poderão testar as aprendizagens efectuadas ao nível da postura corporal e da projecção de voz, mas também desenvolver capacidades de concentração e de confiança através de exercícios próprios para tal. Iremo-nos focar em regras básicas do palco como: o público tem que nos ouvir e perceber; não podemos virar as costas ao público, excepto nalgumas excepções necessárias; e as personagens não se podem “atropelar” umas ás outras.

As últimas sessões serão dedicadas à criação, por todos os elementos do grupo, de um espectáculo final, ou seja à elaboração de uma peça de teatro que passará primeiro pela construção de um guião (texto), depois pela construção dos personagens (sub-texto) e por último pelos ensaios parciais e gerais da peça em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário